Ao que tudo indica, caminha vai perder 6 das 20 freguesias existentes.
O Alto Minho poderá perder 80 das 290 freguesias. Neste território, oito dos 11 concelhos decidiram não apresentar proposta de reorganização, enviando à Assembleia da República apenas moções contestando a fusão e extinção.
Nova freguesia de Viana terá 30 mil habitantes e será maior do que oito concelhos do Alto Minho
O novo mapa do concelho de Viana do Castelo prevê uma freguesia que integrará quatro atuais da cidade e mais de 30 mil habitantes, passando a ter mais população do que oito dos dez concelhos do Alto Minho.
Uma das duas propostas desenhadas pela Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT), consultada hoje pela Lusa e entretanto entregue na Assembleia da República, prevê a fusão de quatro das cinco freguesias que integram o perímetro urbano de Viana do Castelo.
É o caso, além de Santa Maria Maior, de Meadela (9.777 habitantes), Monserrate (4.927 habitantes) e Areosa (4.865 habitantes).
A fusão destas quatro freguesias resultaria num órgão responsável pela gestão de um território de 28,4 quilómetros quadrados e 30.192 habitantes, denominada "União de Freguesias de Viana do Castelo".
Recorde-se que a assembleia municipal de Viana do Castelo decidiu não apresentar qualquer proposta concreta de redução no número de freguesias, aprovando apenas uma moção contestando esta reforma administrativa do território.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo teu comentário, volta sempre!