Foram 485 pedidos de sementes, 496 pedidos de aves e 320 de suínos. Estes são os números da primeira fase do programa Semear para Colher do Município de Caminha. As inscrições estão ainda abertas e mais pessoas podem beneficiar da ajuda.
O Semear para Colher foi lançado no âmbito de um conjunto mais vasto de apoios ao setor primário.
O programa tem como base o exemplo da Junta de Freguesia de Linhares, em Paredes de Coura, mas numa escala concelhia. Assim, o Município oferece sementes no valor de 10 euros, aves no valor de 15 euros e um suíno no valor de 70 euros às famílias que se inscreverem no projeto e que façam provas de que possuem as condições necessárias. A adesão tem sido massiva e várias centenas de famílias já levantaram os seus vales. Depois de terminada a primeira fase, os interessados podem continuar a inscrever-se.
"O objetivo é levar as pessoas a voltar à terra, a investirem no setor agropecuário e, sobretudo, incentivar os mais jovens a apostar na agricultura", explica Flamiano Martins, que nas vinte freguesias do concelho de Caminha explicou os vários programas de apoio à agricultura que o Município tem à disposição da população, enquanto fazia a entrega dos vales para levantamento das sementes e dos animais. "Além disso, todos os fornecedores dos produtos entregues às famílias têm de ser do concelho de Caminha, para que o incentivo à economia local seja completo", acrescenta o vice-presidente Flamiano Martins.
O Município completou no sábado, dia 27, em Vilar de Mouros, a entrega dos vales para levantar as sementes, as aves de capoeira e os suínos da primeira fase do programa. As inscrições para a segunda fase devem ser feitas na Câmara Municipal ou nas respetivas Juntas de Freguesia de residência.
(in Caminha Municipio)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo teu comentário, volta sempre!