Olá, seja bem-vindo ao blog de Vilar de Mouros. Hoje é

30/07/10

Rio Coura inundado de peixes mortos

Centenas de peixes mortos apareceram no rio Coura, ontem à tarde, entre a praia da Levada e a ponte românica de Vilar de Mouros, em Caminha. Trutas, bogas, enguias, mujos e lampreias a boiar sem vida foram algumas das espécies detectadas por moradores e banhistas.
A Capitania de Caminha começou por avisar os turistas que se encontravam naquele troço do rio para que tomassem precauções, embora “não fosse visível qualquer mancha ou turbação na água”, referiu o comandante Luís Alves. Acrescentou que foram de imediato recolhidas amostras da água e peixes a fim de serem enviadas para a Delegação de Saúde e Ministério do Ambiente, mas os resultados só serão conhecidos dentro de algum tempo.
Amélia Guerreiro, proprietária do bar de apoio à praia das Azenhas, deu conta dos peixes mortos quando ali chegou, à tarde, e estranhou, porque “a água nunca esteve tão limpa”. Segundo crê, “terão deitado algo no rio no intuito de o limpar”, não descartando a hipótese de excesso de cloro a montante, perante a carga a que esteja a ser submetido.
Aquela vilarmourense recordou que, geralmente, a barragem de Covas, localizada a uns três quilómetros da Levada, já no concelho de Vila Nova de Cerveira, procede a descargas de noite, “o que poderá ter originado que os peixes mortos” apenas surgissem ontem em Vilar de Mouros.
”Se não fossem as águas puras do ribeiro de S. João”, regato afluente do rio Coura proveniente da Serra d’Arga, “isto seria bem pior”, assegurou a moradora e delegada à assembleia de freguesia.
Os turistas que por esta altura escolhem Vilar de Mouros como praia, mostravam-se divididos entre continuar a banhar-se nas águas aparentemente límpidas ou retraírem-se nos banhos apetecíveis nestes dias de calor.
Da parte da Polícia Marítima, apenas lhes foi dado conhecimento da situação, não tendo interditado os banhos, já que a praia não está registada oficialmente como tal, nem possui vigilantes.
A Junta de Freguesia de Vilar de Mouros e a Câmara de Caminha desconheciam a situação quando as contactámos, ao final da tarde de ontem, assegurando que iriam averiguar o sucedido.
Recorde-se que existem captações de água nos fundos da praia de Seixos da Levada, com a finalidade de abastecer a rede de abastecimento de algumas das freguesias do concelho de Caminha.
(in JN, 30/07/10, por Luis Almeida)
Ver mais informação aqui

2 comentários:

  1. registo que a comunicação social sabe primeiro que as autoridades locais. :((

    ResponderEliminar
  2. marco castro30/7/10

    de que estavas à espera rouxinol...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário, volta sempre!